O que são Leads no Marketing Digital?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Júlio César

Leads no Marketing Digital, são indivíduos que mostraram algum interesse em um produto ou serviço. Ele pode ter preenchido um formulário, se inscreveu em uma newsletter ou baixou um e-book.

Dessa forma o foco principal é aumentarmos o número de leads, ou seja, de pessoas que estão interessadas no que o nosso negócio tem a oferecer.

Para isso, é importante entender como funciona o processo de geração de leads e quais são as melhores estratégias para atrair esses potenciais clientes.

O processo de geração de leads

O processo de geração de leads no marketing digital começa com o tráfego para o seu site. Isso significa que as pessoas estão chegando ao seu site por meio de buscas no Google, redes sociais, anúncios pagos ou outros canais.

Depois que visitante entra no site, procuramos direciona-lo para uma landing page (página de captura), que é uma página específica com o objetivo de converter visitantes em leads.

Nessa página, o visitante é convidado a fornecer algumas informações, como nome, e-mail ou telefone, uma vez que você irá oferecer em troca de um conteúdo rico, como um e-book ou um webinar.

Essas informações são registradas em um formulário de cadastro e o lead é adicionado a uma lista de contatos. A partir daí, começa a construir uma relação com esse potencial cliente.

Converter leads no merketing digital

Quais são as melhores estratégias para atrair leads?

Para atrair leads, podemos utilizar diferentes estratégias, tais como:

1. Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia focada em atrair o público através de conteúdo relevante e de qualidade. Esse conteúdo pode ser um blog, um e-book, um webinar ou qualquer outro tipo de material que agregue valor.

Afinal, o intuito do inbound marketing é despertar o interesse do público e direcioná-lo para uma landing page, onde poderá fornecer seus dados em troca do conteúdo oferecido.

2. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo também é uma estratégia voltada para a criação e o compartilhamento de conteúdo relevante e de qualidade.

Sobretudo, a diferença é que, no marketing de conteúdo, o objetivo não é direcionar o público para uma landing page, mas sim fazer com que o conteúdo seja visto e compartilhado o máximo possível.

Então, quanto mais pessoas viram e compartilham o seu conteúdo, maiores são as chances de elas se tornarem leads.

3. Redes Sociais

As Redes Sociais são um ótimo canal para atrair leads. Pois é possível criar anúncios direcionados para um público específico e interessado no que a sua empresa tem a oferecer.

Dessa forma, as redes sociais também são um ótimo lugar para compartilhar conteúdos, que podem despertar o interesse do público e direcioná-lo para a sua landing page.

4. E-mail Marketing

Com o e-mail marketing, é possível enviar e-mails personalizados para um determinado lead, oferecendo produtos ou serviços que possam ser do seu interesse.

Com toda certeza, é uma estratégia muito eficiente para fidelizar clientes e aumentar as vendas.

O objetivo é fazer com que através de vários gatinhos mentais, podemos fazer com que aos poucos o lead se interesse pelo produto ou serviço e, assim, realize a compra.

Como aumentar as vendas utilizando leads

Uma vez que um lead é gerado, o nosso principal objetivo é converte-lo em um cliente. Dessa maneira, é importante fazer um follow-up e nutri-lo com conteúdos relevantes e personalizados.

Então, o follow-up é o processo de acompanhamento da jornada do lead. Desde o primeiro contato até a concretização da venda. Então, realizar esse processo é uma forma de demostrarmos uma maior valorização ao lead, para que assim ele não se sinta esquecido pela sua empresa.

Então, para que possamos nutrir um lead, devemos enviar e-mails personalizados com conteúdos que gere valor, que podem ser uma postagem no blog, um vídeo, um e-book ou qualquer outro tipo de material rico.

A premissa maior na geração de qualquer conteúdo, seja qual for, é fazer com que o lead se interesse pelo produto ou serviço e, assim, realize a compra.

Mais algumas dicas para a Captação de Leads no Marketing

  • Otimização do mecanismo de pesquisa: Search Engine Optimization (SEO) é uma ótima maneira de gerar leads. Você pode usar o SEO para melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa, o que levará mais pessoas ao seu site e interessadas no que você tem a oferecer.

  • Publicidade Paga por Clique: Você pode usar o PPC para colocar anúncios em mecanismos de pesquisa e outros sites, potencializando ainda mais o fluxo de visitantes.

  • Pop-ups: Você pode usar pop-ups para exibir uma oferta em seu site.

  • Use pop-ups de intenção de saída:  Você pode usar pop-ups de intenção de saída para exibir uma oferta quando as pessoas estiverem prestes a sair do seu site.

  • Redirecionamento de página: Idêntico a estratégia de Pop-up de intenção de saída, quando a pessoa tentar sair da sua página, você poderá direciona-la a uma outra página, tal como Depoimentos de clientes que já adquiriram o seu produto/serviço.

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